Mostra reúne mais de 20 modelos antigos da “magrela”, entre eles o Ordinary (1860) e a Velocípede (1880), além de uma versão feita de garrafa pet reciclada
Neste fim de semana, nos dias 25, 26 e 27, acontece a exposição “Bicicleta, história e curiosidades”, na Quinta da Boa Vista, na Tenda do SESC, como parte de um projeto em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A mostra tem patrocínio do SESC, apoio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e produção da Amplifica Comunicação.
Além de reunir mais de 20 modelos diferentes de bicicletas antigas, a exposição também apresenta um acervo fotográfico com cenas da evolução da “magrela” desde o século XIX até os dias atuais. Modelos utilizados em 1860, como réplicas da Ordinary e da Velocípede, de 1880, estarão expostas ao público. A exposição traz também a bike Muzzi, feita de garrafa pet reciclada, uma bicicleta de bambú e a Full Suspension, utilizada Argus Caruso na volta ao mundo.
A proposta do evento é incentivar uma discussão sobre o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e saudável, além de reunir curiosidades históricas e sua influência nos dias de hoje como aliada ao meio ambiente, economia e saúde.
A programação também se expande aos que ainda andam sobre rodinhas. Para o público infantil, a exposição reunirá oficinas de reciclagem e muitas histórias sobre mobilidade, saúde e responsabilidade. Haverá também um bate-papo e interatividade sobre o tema.
A edição traz ainda réplica da escultura de Marcel Duchamp, “Roda de Bicicleta” (1913). Considerada uma das obras mais representativas do dadaísmo francês, a invenção traz uma roda de bicicleta aparafusada a um banco.
No domingo, dia 27, às 10h, haverá um passeio ciclístico com a participação da  Cyclophonica – Orquestra de Câmara de Bicicletas. Em 2012, aproximadamente 1.500 pessoas participaram do evento, sendo a bicicleta o principal meio de locomoção utilizado até o local.
Serviço:
Exposição Bicicleta , histórias e curiosidades
Local:  Quinta da Boa Vista – Avenida Pedro II – s/n, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
Data – 25, 26 e 27 de outubro
Horário: 09h às 18h
Entrada livre
About Jaime Linhares Laibida

Dono do PintesuaBike, trabalha com bicicletas antigas, speed e mtb há 22 anos, ciclista desde 1980 disputou vários campeonatos da modalidade Speed. Agora se dedica a Mountain Bike. Apaixonado por bicicletas e pelo ciclismo.