As bicicletas velhas que não têm mais condições de serem usadas, podem ter suas peças reutilizadas em outras bicicletas e porque não para uma decoração sustentável?
A roda, pode servir de matéria-prima para fazer um novo objeto, útil e ecologicamente correto que vai dar um toque especial à decoração do ambiente. Inclusive para quem é apaixonado por bikes.
Eduardo Mendes do blog Homens da Casa ensina como fazer passo a passo um criativo relógio de parede usando apenas uma roda de bicicleta velha e outros apetrechos.
Pra fazer é bem tranquilo e fica muito barato também! Você vai precisar de :
Uma roda de bicicleta (no tamanho que você quiser)
Um cassete de marchas ou engrenagens
Uma máquina pra relógio (custa 2,50)
Um espaçador de vidro (encontra fácil em qualquer vidraçaria)
Massa plástica
Dois discos de metal (serve fundo de latinha ou um disco de papel mais grosso)
Primeiro limpe toda a roda. A minha custou 10 reais numa oficina de bicicletas. Peguei uma mais detonada porque queria o efeito enferrujado, mas não confunda isso com desleixo. Então dê uma lavada boa e lixe também, se for necessário. Depois, com a peça menor do espaçador, tampe um dos lados do furo da roda, preencha o espaço restante com massa plástica.
Na outra extremidade encha de massa plástica também. É esse lado que irá na parede e garantirá que o relógio não caia e de quebra dá um acabamento bacana como a gente gosta. Aí coloque a parte maior do espaçador, afunde ela até ficar só a ponta pra fora.
Espere secar por uns 30 minutos. Do lado que você tampou primeiro, usando alguma super cola, cole duas argolas de borracha (elas vêm no cassete de engrenagens). Elas vão servir de base para colar as primeiras engrenagens. Cole por cima a engrenagem maior e depois uma menor. Pra deixar a superfície uniforme, cole por cima da engrenagem menor um circulo de metal (pode ser fundo de latinha ou um papel mais grosso).
Pra montar a caixa do relógio é só colocar mais duas engrenagens em cima da caixa, de forma que a haste dos ponteiros fique no meio. Faça um furo em mais um círculo de metal (ou latinha, papelão, blá blá blá) e coloque por cima de tudo. Pra finalizar coloque os anéis e enrosque a porca que vem no kit do relógio até ficar bem firme. Coloque os ponteiros.
Pra prender a roda na parede, parafuse a porca que vem no espaçador. Depois é só enroscar a roda (como se fosse um volante). Quando estiver bem firme, venha com o relógio e cole bem no centro.
Acerte as horas e tá pronto seu novo relógio de parede! Não coloquei nada pra marcar as horas porque eu sou grande e já aprendi a olhar as horas em relógio de ponteiro (demorou, mas aprendi). Se quiser, pode marcar com uns pedacinhos de durex colorido.
Pintei os ponteiros de vermelho usando tinta acrílica;
As engrenagens saíram de graça (você encontra fácil em qualquer oficina de bicicleta);
Se for usar papelão, pinte com spray prata (olha o acabamento!);
A máquina pro relógio dá pra comprar até pela net (dá uma olhada no google);
O pino da máquina deve ser o maior (21mm);
Tive que comprar os ponteiros separados porque os que veem no kit são pequenos;
Não faça com roda de moto, vai ficar grosseiro. Muito menos com roda de cadeira de rodas de alguma velhinha (Deus tá vendo);
CREDITOS HOMENS DA CASA